Tiozão Games: Tutorial - Gravando ISO, BIN,CUE e Demais Extensões Com O Nero pedido

MENU

cadastre-se ganhe dolares e em troca ganhara uma conta premium megaupload

NOSSO CHAT ENTRE!!!

Administrador Moderador Membro Online Offline Banido

Tutorial - Gravando ISO, BIN,CUE e Demais Extensões Com O Nero pedido

ISO e BIN/CUE com Nero

Introdução



Lembrando que existe um programa se chamado bin 2 iso que converte o formato bin para iso e tem aqui ele e tbm o tutorial dele e so ir no menu tutorial se não acharem esta aqui a pagina dele clique aqui para saber mais do bin2 iso .Gravar um CD deveria ser uma atividade corriqueira e fácil no nosso dia-a-dia. Porém devido à imensidade de formatos de imagens disponíveis hoje em dia esta tarefa não está nada fácil.

Proporcionalmente a essa grande quantidade de formatos, existem hoje diversos programas para executar a tarefa de gravação, dificultando o simples ato de gravar um CD. O mesmo se aplica a gravação de DVD's, que apesar do menor número de formatos de imagem disponíveis, existem diversos programas para gravá-las.

O intuito deste tutorial é facilitar, através de uma linguagem simples e direta, sem muitos dados técnicos, a escolha de um programa para a gravação da sua imagem, independentemente do formato que ela esteja, seja em CD ou DVD.

O que é uma imagem?

ISO. Vem do grego isos, significa igualdade. Muitas pessoas associam, como eu, essa sigla a uma imagem de um disco ótico (CD ou DVD). Mas o que seria uma ISO ou uma imagem de disco?

Genericamente falando, uma imagem de disco é um arquivo que possui as informações de um CD ou DVD, gravadas seqüencialmente na mesma estrutura que elas tem na mídia ótica: setores. Desta maneira, quando o programa de gravação lê as informações contidas no arquivo ele consegue gravar no CD/DVD os dados na estrutura adequada, setor por setor, byte por byte, restituindo a "imagem" gerada anteriormente.

Com o advento da Internet de banda larga, ficou cada vez mais comum serem distribuídos discos de instalação de diversos programas, catálogos, demonstrações, etc em imagens de CD e atualmente também em DVD.

Principais formatos

Em 1988 a International Organization for Standardization (ISO) criou o formato ISO 9660 como formato internacional padronizado para CD-ROMs.

Este é o sistema de arquivos padrão para CD-ROMs, que permite que o CD seja lido em PCs rodando qualquer sistema operacional. Apesar de ser usado quase que universalmente, o ISO 9660 possui a limitação de não suportar nomes de arquivo com mais de 32 caracteres (apenas 8 caracteres e mais uma extensão de 3 no padrão antigo). Para burlar esta limitação existem extensões que permitem utilizar nomes longos. O Joilet e o Rock Ridge são as mais usadas e permitem o uso de nomes longos no Windows e Linux respectivamente (o CD ainda pode ser lido no outro sistema, embora os nomes longos apareçam truncados). Os programas de gravação mais atuais permitem combinar as duas extensões, criando CDs compatíveis com ambos.

Seria perfeito se existisse um único formato e que qualquer programa de gravação fosse capaz de reconhecê-lo. Porém a indústria e o mercado não gostam muito desta padronização e cada um acaba por lançar um "produto" diferente no mercado, realizando a mesma função de um já
existente, porém com algum diferencial, que para o seu criador, é o que o diferencia dos demais.

Os formatos das imagens são diferenciados principalmente pela extensão (.XXX) do arquivo.

Podemos citar algumas extensões conhecidas para diversos programas:

.DOC Documento padrão do Microsoft WORD
.XLS Planilha padrão do Microsoft EXCEL
.TXT Arquivo de texto sem formatação
.JPG Arquivo de imagem com alta compressão

Para os arquivos de imagens de CD/DVD temos várias extensões, como por exemplo:

.BWT Formato de imagem padrão do BlindWrite
.CCD Formato de imagem padrão do CloneCD
.CDI Formato de imagem padrão do DiskJuggler
.CIF Formato de imagem padrão do Easy CD
.CUE Formato de imagem padrão do CDRWIN
.GI Formato de imagem padrão do Prassi/Primo DVD
.IMG Formato de imagem padrão do CloneCD
.ISO Formato de imagem padrão da norma ISO 9660
.NCD Formato de imagem padrão do NTI CD Maker
.NRG Formato de imagem padrão do Nero Burning Rom
.MDF Formato de imagem padrão do Alcohol 120%
.PDI Formato de imagem padrão do InstantCopy

Algumas outras extensões estão associadas diretamente a outras mencionadas acima, como por exemplo, as extensões .BIN que são utilizadas em conjunto com as .CUE e as .MDS que são utilizadas em conjunto com as .MDF.

Seria material para um livro demonstrar como gravar e criar as extensões mencionadas acima e as demais existentes no mercado. Vou me ater nas principais e mais utilizadas atualmente:

.CUE/.BIN, .NRG, .ISO, .MDS/.MDF. Com isso também definimos os principais programas que

Iremos abordar:

. CDRWin – Goldenhawk Technologies - http://www.goldenhawk.com/
. Nero Burning Rom - Ahead Software – http://www.ahead.de
. DVD Decrypter – LIGHTNING UK! - http://www.dvddecrypter.com/
. Alcohol 120% - Alcohol Soft.Co.Ltd - http://www.alcohol-soft.com/

Neste tutorial não serão disponibilizados links para downloads dos softwares acima.

Possivelmente a sua unidade de gravação de CD/DVD já acompanha um destes produtos. Nos sites dos programas mencionados existem versões shareware ou freeware dos mesmos.

Gravando uma Imagem

1) Extensão .CUE/.BIN

A extensão .CUE nada mais é que um script que informa ao programa quais trilhas serão gravadas. Ele também poderia ser criado com a extensão .TXT. É um arquivo editável, no Bloco de Notas, por exemplo. Ás vezes são necessários alguns ajustes nele e essa flexibilidade é importante nestes casos. O caso mais comum de ajuste é alterar o "caminho" de onde o script (.CUE) deverá ler o arquivo a ser gravado (.BIN).

Inicialmente somente o CDRWin era capaz de gravar as imagens neste formato. Como o formato cresceu e virou um padrão, muitos outros programas passaram a fornecer o suporte para este formato, como apresentaremos a seguir. Esta extensão é normalmente utilizada para imagens de disco de CD.

Utilizando o CDRWin

Ao iniciarmos o programa a seguinte tela é mostrada:


.


Nela temos 10 opções disponíveis:


.
1 ) RECORD DISC: Gravar um CD a partir de uma imagem;
2 ) BACKUP DISC: Duplicar um CD;
3 ) EXTRACT DISC/TRACKS/SECTORS: Gera uma imagem, extrai trilhas ou setores;
4 ) FILE BACKUP AND TOOLS: Copia de arquivos do HDD para o CD e outras ferramentas

(formatar CDRW, etc);
5 ) DEVICE AND SETTINGS: Configurações de leitor/gravador;
6 ) TABLE OF CONTENTS: TOC, conteúdo de um disco, índice;
7 ) CD-TEXT EDITOR: Insere dados de texto em discos de áudio;
8 ) SECTOR VIEWER: Examina setores de um disco;
9 ) READ ONLINE HELP: Arquivo de ajuda;
10 ) EXIT PROGRAM: Sair do programa.

De todas as funções apresentadas estaremos explorando basicamente duas, RECORD DISC e EXTRACT DISC.

Para gravarmos um arquivo com a extensão .CUE (.BIN) devemos selecionar a opção RECORD DISC.

(1) e teremos a seguinte tela:


.


Nesta tela podemos selecionar, caso exista mais de uma unidade gravadora de CD disponível no computador, a unidade que iremos utilizar para gravar a nossa imagem, através da opção CDROM Recorder.

O botão Load Cuesheet na parte superior direita é que permitirá selecionarmos a imagem que desejamos gravar. Ao clicarmos no botão temos a seguinte tela:


.


Podemos navegar por qualquer unidade de disco presente, inclusive DVDs, unidades de rede, etc. Selecionamos o arquivo de imagem desejado e clicamos em OPEN.

A seguinte mensagem pode surgir muito rapidamente na tela:


.


Esta mensagem indica que o CDRWin está processando o arquivo .CUE, carregando todas as trilhas necessárias para a gravação da imagem.

Com o arquivo carregado, podemos ajustar a velocidade de gravação na guia Speed.

Para iniciar a gravação basta clicar no botão Record Disc. O tempo de gravação vai variar de acordo com o tamanho da imagem a ser gravada e com a velocidade de gravação suportada/selecionada para a operação.
Algumas telas vão surgir durante o processo de gravação, informando o início da gravação (LeadIn Track), a gravação propriamente dita e o termino da gravação (LeadOut Track):


.




.




.



Não ocorrendo nenhum erro durante a gravação uma mensagem final será exibida informando a conclusão do processo de gravação.


.


Com o fim da gravação, para retornar ao menu inicial devemos clicar em CLOSE.

O seu CD está gravado e pronto para ser utilizado.

Utilizando o Nero (Express)

Como mencionado no início desta seção, hoje em dia diversos programas suportam a extensão .CUE. Um dos mais utilizados é o Nero Burning Rom na sua versão mais simples, a Express, que acompanha diversos gravadores de CD existentes no mercado.

Após a carga do programa somos apresentados a seguinte tela:


.


Da mesma forma que no CDRWin temos 10 opções principais:

1 ) Seleção do dispositivo a ser utilizado para a gravação;
2 ) DATA: cria um disco de dados, bootável ou não, com qualquer tipo de arquivo;
3 ) MUSIC: cria um disco de música, podendo ser um CD de Áudio (CD de música comum), uma compilação de músicas em MP3 ou WMA e ainda um CD multimídia contendo áudio e dados;
4 ) VIDEOS/PICTURES: cria um VCD ou um SVCD e ainda um MiniDVD de vídeo;
5 ) COPY ENTIRE DISC: duplica um disco inteiro;
6 ) DISC IMAGE OR SAVED PROJECT: grava uma imagem ou projeto pré arquivados no HDD;
7 ) HELP: arquivo de ajuda;
8 ) NERO: se instalado, troca a interface para a do Nero Burning ROM;
9 ) MORE: abre a guia com as opções de apagar CDRW/DVD-RW, configurações. Etc;
10 ) EXIT: sai do programa.

Neste tutorial estaremos utilizando apenas as opções 1 e 6 do Nero Express.

Depois de selecionar o dispositivo (gravador) que iremos utilizar para gravar a nossa imagem (opção 1), clicamos em Disc Image Or Saved Project, para obter a seguinte tela:


.


Para podermos carregar a extensão .CUE devemos escolher na caixa de seleção de tipo de arquivo (Files of Type:) a opção Image Files (*.nrg, *.iso, *.cue):


.


Desta forma o Nero Express permite que na caixa de diálogo para seleção do arquivo de imagem sejam exibidos os arquivos com a extensão .CUE:


.


Selecionado o arquivo clicamos em OPEN e a tela para seleção de número de cópias e velocidade de gravação é apresentada:


.


Se for necessário é possível trocar o dispositivo de gravação antes de prosseguir. Ajuste a velocidade de gravação e escolha o número de cópias. Clique em NEXT para prosseguir e dar início a gravação do CD:


.


Ao fim do processo de gravação, sem erros, é exibida a seguinte mensagem:


.


Para sair do programa basta clicarmos em NEXT e em seguida em EXIT.

Sua imagem está gravada no CD e pronta para ser utilizada.

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template